21 de maio de 2013 gabrielestevam

Inovação e sustentabilidade começam na escola

Em meio à correria do dia a dia e como um bom Jovem Embaixador Ambiental, não pude negar essa boa oportunidade de vir aqui no Bayer Jovens para compartilhar e difundir um conceito que carrego comigo já há muito tempo.

Afinal, é o conceito que me fez chegar até aqui.

Nos dias de hoje, quando as necessidades são ilimitadas e os recursos limitados e escassos, não se pode negar que a inovação e a sustentabilidade tornaram-se uma questão de sobrevivência. Por isso, é fundamental que a inovação alinhada à sustentabilidade seja fomentada e aplicada entre as crianças e os jovens que logo em breve serão o futuro do país.

Como pesquisador, empresário e logo mais Engenheiro Ambiental, sempre costumo lidar com diversos tipos de problemas e tentar achar solução. Nessa linha, vejo uma medida que poderia proporcionar um resultado significativo: criar mecanismos para o incentivo de pesquisa e inovação nas escolas desde o primário, na forma de ferramentas e métodos motivadores para que os estudantes busquem, conheçam e cultivem a cultura da inovação e principalmente pratiquem-na desde cedo.

Theo, Presidente da Bayer e Gabriel
Gabriel e o presidente da Bayer, Theo van der Loo,
na premiação em 2012

E como podemos fazer isso? A meu ver, devem-se incorporar estes preceitos como disciplinas na grade curricular do aluno do ensino fundamental e médio, como por exemplo, “educação para inovação e sustentabilidade”. É importante buscar a participação de todos os alunos, valendo-se do mesmo critério de notas das outras disciplinas, como Inglês e Educação Artística, podendo, assim, criar interdisciplinaridade com todas as outras matérias convencionais e buscar uma sinergia para acelerar o processo de um “aprendizado útil”.

Dessa forma, poderia ser promovida a cultura da inovação entre estudantes desde o início de sua juventude, preparando-os para o mercado e a vida. Afinal, é esse o papel das escolas e dos educadores.

Cultivar nos alunos o gosto pela descoberta e a busca de novos conhecimentos, utilizando a pesquisa em caráter eminente e exploratório em prol de um conhecimento prático, é de suma importância para criar um país mais sustentável e inovador. Afinal o mundo carece de novos modelos de negócios, descobertas e principalmente novas posturas de uso consciente dos nossos recursos, pois não se pode negar que se continuarmos com esse modelo atual e defasado de gestão do planeta, iremos chegar a um colapso.

Fonte: https://www.bayerjovens.com.br/pt/busca/?q=gabriel+estevam+domingos&WT.oss=&Search=Search