31 de maio de 2013 gabrielestevam

Novos frutos

Jovem Embaixador Ambiental da Bayer recebe prêmio por produzir ração nutritiva a partir de resíduos de camarão

Mais do que premiar jovens inovadores em busca de soluções para o nosso planeta, o Programa Bayer Jovens Embaixadores Ambientais tem a missão de conscientizar e traçar um caminho para um futuro mais sustentável para o nosso planeta. E esses frutos começam a aparecer, pouco a pouco.

O estudante Gabriel Estevam Domingos, um dos vencedores da edição do ano passado do programa, recebeu mais um prêmio. Desta vez ele foi o vencedor da categoria “Estudante” no 3º Prêmio Fecomércio de Sustentabilidade, realizado pela Fecomércio/SP (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo).

Em 2012, Gabriel foi escolhido um dos Embaixadores Ambientais da Bayer, que neste ano completa 150 anos, graças ao seu projeto de tinta ecológica. Agora, o estudante também tem em sua prateleira um troféu por conta de uma ração para cães e gatos que reaproveita resíduos de crustáceos e tem enorme valor nutritivo.

Jovem Embaixador
Gabriel trabalha ativamente na pesquisa de soluções sustentáveis

“Esse tipo de premiação dá boa visibilidade para quem pesquisa, é muito gratificante”, afirma Gabriel. Para a produção da Ração Susten, o jovem pesquisador utiliza partes principalmente do camarão que seriam descartadas após a pesca. “São restos da casca e da cabeça que normalmente são jogados de volta aos rios e ao mar. Isso causa um impacto na natureza”, conta.

“Foi feito o desafio de agregar valor a esses resíduos e, em dois anos de pesquisa, descobrimos que o camarão tem um valor nutricional muito grande.”

Engajado em ações de responsabilidade social, Gabriel também está à frente da organização da 5ª Semana do Meio Ambiente de Cubatão, cidade da Baixada Santista onde ele atua. O evento se estende do dia 3 a 7 de junho, com palestras e debates. Mais informações podem ser encontradas no site da empresa de Gabriel, a GED Inovação.

Fonte: https://www.bayerjovens.com.br/pt/fique-ligado/o-planeta-agradece/visualizar/?materia=novos-frutos