30 de julho de 2013 gabrielestevam

Empreendedorismo jovial

Caros amigos do Bayer Jovens, hoje vou compartilhar com vocês um tema de suma importância para diversos aspectos

Trata-se do “Empreendedorismo Jovial”. E espero incentivá-los através da minha história!

Há cerca de cinco anos, quando iniciei minha carreira acadêmica, logo percebi que a universidade não proporcionaria o conhecimento que eu almejava. Aliás, acredito que nenhuma universidade, por melhor que seja, nunca proporcionará o verdadeiro conhecimento que nós precisamos, e sim apenas “o básico do básico”. Ciente disso, no final do primeiro semestre do curso de Engenharia Ambiental procurei, de alguma forma prática, correr atrás desse déficit de conhecimento.

Assim, descobri na internet uma plataforma de Inovação denominada Battle of Concept (em português, Batalha de Conceitos http://www.battleofconcepts.com.br/), que, em resumo, consiste em uma plataforma online, na qual grandes empresas postam desafios para jovens e profissionais de todo o país participarem. Tais desafios vão desde a criação de soluções para os problemas reais que essas companhias proponentes necessitam ou até mesmo criação de estratégias de mercado, marketing, design etc. Em troca, a empresa premia em dinheiro os dez melhores projetos. Além disso, há a oportunidade de contratação dos vencedores por parte da empresa que lançou o desafio.

Seguindo essa linha, topei participar do meu primeiro desafio nessa plataforma, a partir de um projeto que nem tinha a ver com o meu curso. No entanto, resolvi participar para aprender e ter um feedback profissional de como é a criação de um projeto. Com isso, logo nesse primeiro projeto proposto por uma grande multinacional, consegui o 1° lugar do desafio. Então não parei mais, foram outras três vitórias no Battle of Concept e dezenas de outros prêmios ligados à inovação e sustentabilidade.

Cansado de criar projetos para grandes empresas lucrarem muito com eles, criei a minha própria empresa – a GED Inovação, Engenharia e Tecnologia (www.gedinovacao.com.br). Hoje, com muita dedicação, esforço e ética acima de tudo, sou presidente de uma empresa que está contribuindo muito para mudar o conceito de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação no Brasil.

Com pouco mais de dois anos a GED já possui cinco escritórios localizados em Cubatão-SP, São Paulo, Santos-SP e Natal-SP, possui grandes parceiros, como a Bayer, e está participado da criação de grandes empreendimentos nacionais, como o Centro de Alto Rendimento – C.A.R. das Américas, o Instituto Tecnológico de Soluções Avançadas, a Ecofábrica e a maior fábrica de organominerais do Brasil. Sem contar as tecnologias que nós criamos, que em breve estarão no mercado.

Entretanto, confesso a vocês que não foi nada fácil chegar até aqui, principalmente no meu caso, já que não tive nenhum incentivo e apoio no começo. Mas não desaminem. Atualmente as coisas estão mais fáceis do que quando eu comecei, pois existem diversos meios que podem ajudar os jovens empreendedores, como as diversas incubadoras para empresas jovens que existem. Já na área tributária existe o Simples Nacional – que ajuda muito a vida do empreendedor em termos de melhora da burocracia, agilidade, praticidade e entre outros.

Não obstante, com a recente criação do Ministério da Micro e Pequena Empresa, espero que as coisas melhorem ainda mais para nós empreendedores e futuros jovens empreendedores que acredito ter incentivado com este pequeno case. O Brasil precisa de jovens criativos, ousados, que gerem conhecimento, inovações, empregos e riqueza. Para que assim possamos contribuir para um país melhor.

Gabriel Estevam Domingos

Gabriel Estevam Domingos, 26 anos, morador de Cubatão/SP (cidade símbolo mundial de recuperação ambiental), estudante/bolsista do 5° ano de Eng. Ambiental na Unimonte em Santos/SP, fundador e Diretor da GED – Inovação, Engenharia e Tecnologia. É um dos recordistas nacionais de prêmios ligados à Inovação, Economia Verde e Sustentabilidade e um dos vencedores do Programa Jovens Embaixadores Ambientais da Bayer, no ano passado. Para falar com ele escreva para gabriel@gedinovacao.com.br.

Fonte: https://www.bayerjovens.com.br/pt/colunas/coluna/?materia=empreendedorismo-jovial