8 de junho de 2016 gabrielestevam

Mobilidade e Cidadania

Escadaria no Jardim Ângela será reformada em ação colaborativa; projeto conta com o patrocínio da Bayer, realização da ONG Cidade Ativa e GED Inovação

A comunidade do Jardim Ângela, uma região carente e vulnerável zona sul de São Paulo, ganhará uma nova opção de lazer. Nos dias 10 e 11 de junho, voluntários da Bayer, ONG Cidade Ativa, GED Inovação e Instituto Cidade em Movimento (IVM), além da população local, se reúnem para reformar uma escadaria pública localizada no bairro.

O projeto Olhe o Degrau, que atua na restauração de escadarias na cidade, é coordenado pela ONG Cidade Ativa desde 2014. A ação é resultado de uma parceria com a GED Inovação, liderada por Gabriel Estevam Domingos, um dos vencedores do Programa Jovens Embaixadores Ambientais da ONU em parceira com a Bayer em 2012. A companhia, que em 2016, comemora 120 anos de presença no Brasil patrocina o projeto.

A ação faz parte de um estudo mais amplo chamado Passagens Jardim Ângela, iniciado em março de 2015 e financiado pelo Instituto Cidade em Movimento (IVM), que propõe uma abordagem multidisciplinar dá área, integrando a comunidade no mapeamento de passagens tradicionais e elaborando propostas de melhoria da mobilidade local.

Essa não é a primeira vez que a Bayer, a GED Inovação e a ONG Cidade Ativa se unem em um projeto comunitário. No ano passado, ação semelhante foi realizada na escadaria da rua Alves Guimarães, no bairro de Pinheiros, zona oeste de São Paulo.

 Ação já foi realizada em outras escadarias de São Paulo

No dia 10 de junho, voluntários farão grafites nos muros laterais das escadarias, mosaico a partir de azulejos nos degraus, instalações de lixeiras ecológicas, além de bancos para lazer e descanso. No segundo dia do evento, 11, está prevista uma celebração na comunidade para reinauguração da escadaria. Outras organizações que também se mobilizaram pela causa estarão presentes para colaborar com as atividades como Ciclo Social Arte, Escola Estadual Oscar Pereira Machado, Grêmio Transformação Jovem, Família Nakamura, Unidos do Macari, Zoom Urbanismo, Arquitetura e Design, Comunidade Cidadã, além de representantes do IVM.

Passagens Jardim Ângela

Lançado há dois anos, Passagens é o programa internacional do Instituto que coloca em destaque os articuladores da mobilidade como escadarias, passarelas, pontes, entre outros.

Em outubro de 2015, como parte do projeto Passagens do IVM, foi realizada a oficina Escadão dos Sonhos, que coletou dados e reuniu ideias dos alunos da Escola Estadual Oscar Pereira Machado sobre o que seria a escadaria dos sonhos. Foi a primeira atividade para a transformação do local. As ações previstas para a escadaria serão implementadas por meio de oficinas participativas nas quais alunos, moradores do bairro e voluntários poderão colocar a “mão na massa”. “Para nós, é uma satisfação muito grande poder concretizar o projeto que desenvolvemos no ano passado junto com a comunidade do Jardim Nakamura. Acreditamos que a participação na construção das melhorias na escadaria criará um engajamento da população com o local”, analisa Rafaella Basile, da ONG Cidade Ativa.