5 de abril de 2021 gabrielestevam

App calcula pegada de carbono e facilita reflorestamento

As florestas, como se costuma chamar qualquer vegetação com predominância de madeira, ou seja, áreas com alta densidade de árvores, têm muitos papéis importantes no planeta. São responsáveis pelo fornecimento da maior parte da água doce, pela boa qualidade do ar e criam condições para a produção de alimentos.

Abrigam cerca de 80% das espécies terrestres de animais, plantas e insetos do planeta e ajudam os rios a se manterem saudáveis, possibilitando minimizar os impactos das mudanças climáticas, como tempestades e inundações.

Dia de conscientização
Criado pela Organização das Nações Unidas como uma data para sensibilizar a sociedade sobre a importância de manter as florestas em seus estados naturais, o Dia Nacional das Florestas e Árvores, 21 de março, também serve como incentivo à recuperação de áreas degradadas, em expansão acelerada.

O Brasil possui 61% de seu território coberto por vegetação nativa, distribuída entre Amazônia, Caatinga, Cerrado, Mata Atlântica, Pampas e Pantanal. A floresta amazônica é a mais emblemática no Brasil e no exterior, mas tem sido alvo de preocupação. Estudo publicado recentemente na revista Frontiers In Forests And Global Change aponta que a Amazônia tem emitido mais gases de efeito estufa do que o volume sequestrado – resultado do histórico de degradação da maior floresta tropical do mundo.

Participação de empresas e sociedade civil
Uma das formas de tentar conter esse desastre ambiental é por meio do engajamento da sociedade civil e de empresas. A Ambipar, multinacional especializada no desenvolvimento e aplicação de soluções voltadas à gestão ambiental, decidiu encurtar o caminho entre aqueles que querem ajudar e as florestas que precisam de suporte.

A empresa lançou em 2016 o aplicativo para smartphone Carbon Z. O recurso facilita a vida de quem se preocupa com o seu impacto no meio ambiente e não sabe como ajudar – da pessoa física até uma grande indústria.

Na ponta do dedo
Quem baixa o app Carbon Z (com versão para Android e IOS) pode calcular sua pegada de carbono, ou seja, quanto gera de CO2, bem como sua neutralização, de uma maneira simples, prática, confiável e interativa. Segundo Gabriel Estevam Domingos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ambipar, o cálculo é feito em menos de um minuto. Para facilitar, o usuário pode ter em mãos as contas de água e de energia para saber qual é o consumo. A calculadora pede ainda dados sobre consumo de alimentos (de origem animal e vegetal), meios de transporte utilizados e resíduos sólidos gerados.

A partir da informação sobre emissão de C02, o usuário decide se deseja neutralizar sua pegada. Para isso, é preciso fazer uma doação – hoje de cerca de R$ 40 – para que a Ambipar faça o plantio de uma muda de árvore, normalmente de uma espécie nativa ou frutífera, em uma área de reflorestamento.

Carbon Z permite realizar de uma forma prática, segura e eficaz o cálculo da “pegada ecológica” da emissão de CO2 de pessoas, empresas e indústrias, bem como realizar a sua neutralização por meio do plantio de árvores nativas em áreas degradadas. Ao realizar o cálculo da emissão de carbono e neutralizá-la, o usuário receberá um certificado de “Compensação de Carbono”, contendo as coordenadas geográficas do local acessível do local onde foram plantadas as árvores e receberá periodicamente atualizações da evolução do crescimento de suas árvores, além de poder visitar o local de plantio e poder “caçar suas árvores” por meio da câmera de seu celular (leitura CQ Code), que indicará suas mudas no local com seu respectivo nome, data de plantio, espécie e outras informações.

Como lembra o executivo da Ambipar, a “mudança climática não tem fronteiras”. “Quando falamos do clima da Amazônia, isso interfere na vida de todos. Por isso, o app foi criado para se popularizar entre quem não tem oportunidade de participar da formação de mudas ou do plantio de uma árvore.”

O valor para quem quer doar a muda é simbólico, apenas para arcar com alguns custos de logística e plantio. O mais importante do Carbon Z é conscientizar as pessoas, analisa o diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Ambipar. Hoje, o app já foi baixado por cerca de 4,5 mil usuários. Os perfis são os mais diversificados. Há desde aqueles que fazem a neutralização mensal da sua pegada de carbono até avós que deram de presente aos netos a muda de árvore como forma de incentivar o engajamento ambiental desde cedo.

Também há participações pontuais de empresas nos programas de recuperação de florestas, mas o forte ainda é a participação da pessoa física. Juntos, os colaboradores já proporcionaram a recuperação de quase 10 mil metros quadrados. Uma das principais áreas recuperadas fica entre os municípios de Mairiporã e Franco da Rocha, onde está a Represa Paiva Castro, que faz parte do Sistema Cantareira, responsável por abastecer a Grande São Paulo. Em outra ação, os funcionários da Ambipar fizeram o plantio de mudas na própria sede da companhia, em Nova Odessa (SP).

“Quando reclamamos do calor ou sabemos de algum conhecido com problemas respiratórios, deveríamos pensar mais seriamente na importância que cada árvore tem em nossas vidas e como é importante preservar e recuperar as florestas”, diz. A vegetação consegue reduzir a temperatura de um ambiente em até cerca de 4 graus.

Fonte: https://epocanegocios.globo.com/Um-So-Planeta/Publicidade/Ambipar/noticia/2021/03/app-calcula-pegada-de-carbono-e-facilita-reflorestamento.html