5 de abril de 2021 gabrielestevam

Empresa caminha para pegada zero de carbono

Com o uso exclusivo de etanol em vez da gasolina e a geração própria de energia, Ambipar consolida compromisso de diminuir emissões que agravam o aquecimento global.

Reduzir o consumo de recursos e encontrar novos usos para matérias-primas e resíduos têm sido alguns dos maiores desafios da indústria. A preocupação crescente tem a ver com a saúde do planeta, reforçada pelo Acordo de Paris – tratado que conta com 185 países signatários e tem como objetivo a redução do aquecimento global – e a Agenda 2030, composta pelos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas.

A redução das emissões de gases de efeito-estufa é uma das peças fundamentais no cenário que se desenha para o futuro do planeta. Daí a adesão crescente de empresas ao compromisso de ter negócios capazes de gerar menos CO2.

Ambipar, multinacional especializada no desenvolvimento e aplicação de soluções voltadas à gestão ambiental, tem atuado em duas frentes. Em uma, oferece produtos para que seus clientes diminuam a geração de resíduos, destinem o resíduo de forma segura, fazendo com que toda a cadeia, incluindo fornecedores, adotem as melhores práticas socioambientais. Além disso, a companhia tem trazido para sua operação práticas que buscam reduzir as próprias emissões de C02.

Gabriel Estevam Domingos, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação, detalha como a Ambipar tem tratado a redução de CO2 por meio do programa Carbono Zero. Uma das decisões tomadas pela direção da empresa foi aderir ao programa Vá de Etanol. Isso foi possível com a troca da gasolina pelo etanol em toda a frota de veículos leves.

O vale-combustível usado pelos funcionários para abastecer os veículos está programado para aceitar o pagamento apenas se for usado o álcool. O esforço tem um grande impacto. Atualmente, cerca de 280 veículos da companhia rodam sob as novas diretrizes. “Aproveitamos a ideia e apostamos em seu efeito multiplicador ao disseminar a iniciativa entre colaboradores, fornecedores e clientes”, relata o executivo.

Chegada do carro elétrico
Ainda como parte do programa Carbono Zero, a Ambipar também decidiu recentemente investir no primeiro carro elétrico de sua frota. O veículo tem sido usado pela equipe da empresa que trabalha na fábrica da Votorantim Cimentos, em Salto do Pirapora (interior paulista). O modelo, além de menos poluente, gera menos ruído e é alimentado por uma fonte de energia mais eficiente. O veículo ainda está na fase de testes para que a Ambipar possa avaliar a necessidade de ajustes e levar o projeto para outros clientes.

A Ambipar tem colocado em prática outras ações do projeto para a promoção da sustentabilidade e a redução das emissões de CO², como a instalação dos painéis solares, biocomposteira e área florestal. Até meados de 2021, a empresa deve concluir a construção de um sistema de energia solar em suas unidades. Em Nova Odessa (SP), já está em operação o programa “Aterro 0”. Um biodigestor, voltado ao tratamento de resíduos orgânicos gerados pela operação do restaurante da empresa, evita o descarte do material em aterros. Além dessas iniciativas, a companhia conta com duas áreas de preservação ambiental – ao todo, são 42 hectares de floresta preservada.

Tecnologia sustentável
A Ambipar também investiu em uma ferramenta para estimular a adesão a boas práticas ambientais na sociedade. Por meio do aplicativo Carbon Z, qualquer pessoa pode calcular sua pegada de carbono e compensar essa emissão por meio da compra de créditos, por um valor simbólico, para programas de reflorestamento de áreas degradadas. As mudas saem do viveiro mantido pela própria companhia. Lançado em 2016, o app estimulou adesões suficientes para a recuperação de cerca de 10 mil metros quadrados de área.

“Temos muito o que crescer e compartilhar. Vemos que, com o cenário da pandemia, muitos gestores foram pressionados a conter custos e rever processos. Muitas vezes, é possível começar por ações sem tanta complexidade, óbvias, mas que ainda não estão sendo feitas”, sugere o diretor da Ambipar.

Medidas como as adotadas por meio do programa Carbono Zero mostram como é possível ter práticas de negócio alinhadas com as necessidades ambientais, que colaborem com números melhores.