17 de novembro de 2021 gabrielestevam

Engenheiros da Baixada Santista levam o Prêmio Jovem Brasileiro na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade

PJB homenageia jovens que se destacam na música, televisão, cinema, esportes, meio ambiente e internet.

Luiza Amâncio e Gabriel Estevam foram vencedores na categoria Meio Ambiente do PJB — Foto: Arquivo Pessoal

Luiza Amâncio e Gabriel Estevam foram vencedores na categoria Meio Ambiente do PJB — Foto: Arquivo Pessoal

Dois engenheiros ambientais da Baixada Santista, no litoral de São Paulo, foram os vencedores da categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade do Prêmio Jovem Brasileiro (PJB), que homenageia jovens que se destacaram na música, televisão, cinema, esportes, meio ambiente e internet. Luiza dos Santos Amâncio, de 24 anos, é moradora de Santos, e Gabriel Estevam Domingos, de 32, é de Cubatão. Eles subiram ao palco do PJB na noite de quinta-feira (28).

O PJB acontece há 20 anos, e os vencedores são indicados por meio de votação do público pela internet, e também por uma comissão julgadora especializada em cada categoria. Neste ano, o prêmio teve mais de 3 milhões de votos pela web. Entre os vencedores da premiação, que foi transmitia online, estão Bianca Andrade (Boca Rosa), Caio Castro, Felipe Prior e Carla Dias.

O tema Meio Ambiente e Sustentabilidade ficou por alguns anos fora da premiação, e voltou nesta edição. Luiza, que é engenheira ambiental e mestranda em Ciências do Mar pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), participou pela primeira vez do evento, na volta da categoria.

Luiza Amâncio representou o projeto Maré de Ciência, que atua em Santos, SP — Foto: Arquivo pessoal

Luiza Amâncio representou o projeto Maré de Ciência, que atua em Santos, SP — Foto: Arquivo pessoal

Ela foi ganhadora com o projeto Maré de Ciência, que atua na transformação da realidade de crianças e adolescentes de 7 a 13 anos, promovendo a difusão científica e de políticas públicas socioambientais em comunidades da região. Conforme explica, o Maré trabalha em algumas frentes, levando a temática da preservação dos oceanos e a sustentabilidade no meio acadêmico.

“Trabalhamos principalmente com crianças e jovens da Vila Gilda, em Santos. O que nós fazemos é a divulgação científica, da cultura oceânica e da sustentabilidade na visão de cidadania, de como ser uma cidadão ativo, de como entender a sua realidade, compreender os problemas e buscar transformações a partir disso”, afirma.

Segundo Luiza, esse conhecimento é passado de maneira lúdica e didática, por meio de laboratórios, conversas e brincadeiras, para que as crianças absorvam melhor o aprendizado e despertem a consciência sobre a temática. Além do resultado na vida das crianças, o sucesso do projeto foi reconhecido por meio da premiação, sendo escolhido por uma comissão julgadora formada por professores e pesquisadores da área.

“Essa é a importância, nós fomos reconhecidos por um prêmio de nível nacional, por pessoas que são da área de ciências do mar e sustentabilidade. Isso é de extrema relevância, sermos reconhecidos a esse nível. Foi uma alegria enorme. Foi uma honra representar a nossa Baixada Santista”, diz Luiza.

Bicampeão

Se para Luiza a participação marcou sua estreia no PJB, para Gabriel, subir ao palco para receber o prêmio lhe trouxe uma certa nostalgia, já que essa foi a segunda vez que ele vence na categoria. Em 2017, ele ganhou por apresentar soluções inovadores para o meio ambiente. Ele é responsável pela criação do aplicativo ‘CarbonZ‘, que calcula o número de árvores que as pessoas e os responsáveis por indústrias e eventos devem plantar para compensar a quantidade de gás carbônico eliminado no meio ambiente.

Gabriel Estevam participa pela quarta vez do PJB — Foto: Arquivo pessoal

Gabriel Estevam participa pela quarta vez do PJB — Foto: Arquivo pessoal

Desta vez, a vitória veio de projetos que usam resíduos que seriam descartados para criar outros produtos. O primeiro é derivado de pesquisas de cientistas e técnicos do Departamento de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I), que desenvolveram o ecoálcool, a partir de rejeitos de açúcar, soja, milho, trigo e arroz.

Também foi promovida a confecção de sabonetes à base de invólucros para medicamentos feitos de colágeno. “Sobra um resíduo, como se fosse uma teia. Só uma empresa gera 100 toneladas desse material. Desenvolvi uma base de sabonete que é dermatologicamente testado, e traz benefícios para a pele”, diz o engenheiro. Segundo ele, o item de higiene foi distribuído a diversas pessoas.

Para Gabriel, participar do PJB em meio à falta de investimento na ciência e tecnologia mostra a importância da área no nosso país. “Um prêmio tão importante quanto esse, que reconhece artistas, pautar a questão ambiental significa muito, ainda mais para os jovens, que são o futuro. O futuro que a gente quer ter está com os jovens. Eu me insiro nesse contexto, mostra que estamos no caminho certo”, finaliza.

Engenheiros foram vencedores na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade no Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) — Foto: Arquivo pessoal

Engenheiros foram vencedores na categoria Meio Ambiente e Sustentabilidade no Prêmio Jovem Brasileiro (PJB) — Foto: Arquivo pessoal

Fonte: https://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2021/10/29/engenheiros-da-baixada-santista-levam-o-premio-jovem-brasileiro-na-categoria-meio-ambiente-e-sustentabilidade.ghtml