5 de abril de 2022 gabrielestevam

Com foco em ESG, Ambipar cria tecnologia de reflorestamento

Cápsulas biodegradáveis que carregam sementes para reflorestamento em massa são despejadas por drones em áreas degradadas.


Foto: Divulgação
Biocápsulas ativadas para o reflorestamento aéreo com drone facilitam a logística e a probabilidade de germinação

A Ambipar desenvolveu em seu Laboratório de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação uma maneira de fazer reflorestamento em massa respeitando práticas ESG. Trata-se da biocápsula, um tecnologia que permite que cápsulas biodegradáveis de colágeno provenientes de resíduos de indústria farmacêutica carreguem sementes de árvores nativas. Com condicionador de solo (EcoSolo®), as biocápsulas são despejadas por drone e agem no reflorestamento em massa de áreas degradadas.

Em escala global, existem 3,04 trilhões de árvores, segundo estimativas da Nature. Em média, são 422 árvores por pessoa no planeta, mas cerca de 7 bilhões dizimadas, por ano. No Brasil, especialmente na Floresta Amazônica – maior floresta tropical do mundo -, há altos índices de desmatamento, com uma média de 6.750 km² por ano registrados na última década. Em 2019, houve um aumento de 34% em relação ao ano anterior, chegando a 10.100 km² de território desflorestado, segundo dados do Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais) de 2020.

Pensando nessa carência, a Ambipar desenvolveu biocápsulas ativadas para o reflorestamento aéreo com drone, facilitando a logística e a probabilidade de germinação, em comparação com o sistema tradicional de reflorestamento, principalmente, em áreas remotas de difícil acesso.

Foto: Divulgação
Drones despejam biocápsulas em áreas desmatadas

Essa tecnologia, além de promover o conceito da economia circular por meio da valorização de subprodutos industriais, também contribui para o fomento econômico de comunidades tradicionais como os caiçaras e indígenas. O produto se utiliza de sementes nativas adquiridas por coletores indígenas como a cooperativa Caik e Instituto Raoni, além do Ecosolo® (composto orgânico feito de resíduos da indústria de papel e celulose). Os grãos são envoltos nas cápsulas de colágeno (subprodutos provenientes da indústria farmacêutica), que possibilita a proteção contra o sol e aumenta a fertilidade do solo, ampliando a probabilidade de germinação.

Leia mais em: https://forbes.com.br/brand-voice/2022/02/com-foco-em-esg-ambipar-cria-tecnologia-de-reflorestamento/