1 de abril de 2022 gabrielestevam

Prêmio Hugo Werneck 2021: Gabriel Estevam Domingos vence como melhor empresário

Solenidade do maior prêmio ambiental do Brasil aconteceu na noite da última terça-feira (22)

Revista Ecológico – redacao@souecologico.com

Prêmio Hugo Werneck
Publicado em: 24/02/2022

O melhor empresário do Prêmio Hugo Werneck 2021 é Gabriel Estevam Domingos. É um jovem cientista e empreendedor que, desde muito cedo se dedica às causas ambientais. Ele nasceu na Vila Mariana, em São Paulo, onde formou-se em engenharia ambiental. E ainda, novato estudante, mudou e fundou sua primeira empresa, a startup Ged-Inovação, de soluções sustentáveis para a valorização de resíduos industriais.

Em Cubatão, que já foi chamada de “Vale da Morte”, como “a cidade mais poluída do mundo”, onde surgiu o primeiro polo industrial do Brasil. E por conta disso, antes da consciência ecológica, teve de pagar o preço do crescimento insustentável.

A maioria dos ambientalistas se lembra da reviravolta histórica que ocorreu ali. Depois de muito trabalho conjunto, entre poder público, sociedade civil e empresas, em prol de melhorar esse cenário, Cubatão recebeu o “Selo da ONU”, na Eco-92, como símbolo de recuperação ambiental.

O empresário contribuiu para essa conquista. E não parou mais na busca de novas e limpas tecnologias. Foi eleito “jovem embaixador ambiental”, tendo participado como representante brasileiro na “Rio+20”.

Em 2017, sua empresa foi adquirida pela multinacional brasileira líder em gestão ambiental – o grupo Ambipar – onde ele criou um centro de pesquisa, desenvolvimento e inovação, e atua como diretor-executivo.

Gabriel Estevam, melhor empresário da 12ª edição do Prêmio Hugo Werneck (Foto: Divulgação/Revista Ecológico)

Em sua 12º edição, o Prêmio Hugo Werneck de Meio Ambiente, Sustentabilidade & Amor à Natureza se tornou uma referência nacional, de Minas para o mundo, como o “Oscar da Ecologia” brasileira. Acumula mais de mil inscrições e indicações recebidas, e já 151 vencedores e homenageados. Parte integrante do calendário institucional, empresarial e político do país, ele visa reconhecer e divulgar os melhores projetos, cases, e ações. Bem como destacar as empresas, governos, pessoas, cidadãos, ONGs, instituições, políticos e personalidades que mais se dedicaram à causa hoje universal em defesa do planeta e de sua humanidade, vide a realidade das mudanças climáticas.

Idealizada pela Revista Ecológico, a premiação conta com a participação do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad) e seus órgãos colegiados IGAM, IEF e FEAM. E, a nível nacional, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio). Tem a supervisão técnica da Fundação Dom Cabral. A parceria da Rede Globo. A legitimação do Centro Hugo Werneck de Proteção à Natureza. O apoio da Associação Mineira de Defesa do Ambiente (Amda). E o engajamento da Fundação SOS Mata Atlântica, dentre outros parceiros.

Fonte: http://revistaecologico.com.br/sou-ecologico/premio-hugo-werneck-2021-gabriel-estevam-domingos-vence-como-melhor-empresario/