Ecoturfa

Resíduos de raspas de couro das indústrias de curtume eram anteriormente conduzidos a aterros sanitários ou coprocessamento. Através das pesquisas e testes, buscou-se utilizar a alta porosidade, fácil manuseio, aspecto desse subproduto para utilizá-lo como absorvente de óleos e hidrocarbonetos em asfalto, solo e água, ou seja, transformando-o em uma EcoTurfa ativada, substituindo assim a utilização da Turfa (serragem natural).

A EcoTurfa apresentou melhores resultados de absorção de óleos e hidrocarbonetos em solo e água comparação com a Turfa tradicional,ou seja, que em contato com óleos sobrenadantes, tem a função de uma absorção e travamento deste, sem contaminar o meio para o melhor manuseio e estabilidade durante a sua retirada, absorvendo assim de forma rápida e eficaz apenas os óleos em gerais por meio de sua alta capacidade hidrofóbica.

A tecnologia que é uma alternativa para substituição à Turfa, evitando assim a necessidade de retirada de matéria-prima virgem e promove à economia circular com maior viabilidade técnica e econômica comparados as turfas tradicionais;